TRINDADE, Bento da. 1768-?

Sobre o autor

O religioso Bento da Trindade nasceu na província da Bahia, em 1768, e morreu em local e data desconhecidos, provavelmente antes de 1822. Depois de realizar os primeiros estudos de humanidades na sua terra, desembarcou em Portugal, onde tomou o hábito na ordem dos Agostinhos Descalços; mais tarde, cursou teologia da universidade de Coimbra, recebendo o grau de doutor. Trindade voltou ao Brasil na década de oitenta do setecentos e, em 1790, ocupava o cargo de examinador sinodal das dioceses da Bahia e de Pernambuco.

Obra(s)

Orações sagradas oferecidas as sereníssimo senhor D. João, príncipe regente, por Fr. Bento da Trindade, Religioso Agostinho Descalço, Chronista da Congregação, Mestre Jubilado, e Doutor na Sagrada Theologia pela Universidade de Coimbra, Missionario Apostoloco, Qualificador do Santo Officio, Examinador das Tres Ordens Militares, Synodal do Arcebispado da Bahia, e Prégador da Real Capella da Bemposta. Tomo I. Lisboa: Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, M. DCC. XCVII.

Menções ao negro e ao escravo

Atrás deste, distância de dois passos, vinham a pé oito negros, vestidos por galante estilo: tocavam todos charamelas, com tal ordem, que alternavam as suas vozes com as vozes do clarim, suspendidas umas em quanto soavam outras. (pp. 58-59)

Mais atrás distância de dois passos vinham quatro negros cobertos de chapéus agaloados de prata com plumas brancas; vestidos todos de berne; calçados de encarnado. (p. 96)

Páginas

58, 59.