SILVA, Francisco Ribeiro da.

Sobre o autor

O padre Francisco Ribeiro da Silva nasceu em Braga, não se sabe quando, e morreu em data e local também desconhecidos. Foi presbítero e cônego da Sé Patriarcal de Mariana, em Minas Gerais.

Obra(s)

Aureo Throno Episcopal, Collocado nas Minas do Ouro, ou Noticia breve da Creação do novo Bispado Marianense, da sua felicíssima posse, e imposta entrada do seu meritíssimo, primeiro Bispo, e da jornada, que fez do Maranhão, o excellentissimo, e reverendíssimo Senhor D. Fr. Manoel da Cruz, Com a Collecção de algumas obras Academicas, e outras, que se fizerão na dita função, author anonymo, Dedicado ao Illustrissimo Patriarca S. Bernardo, E dado à luz por Francisco Ribeiro da Silva, Clerigo Presbytero, e Conego da nova Sé Marianense. Lisboa: Na Officina de Miguel Manescal da Costa, Impressor do Santo Ofício, 1749.

Menções ao negro e ao escravo

Com rigoroso trabalho, e não pouco sentimento se venceu a jornada até o Paranaguá, porque adoeceram gravemente quase todos os familiares de S. Excelência, moços e escravos dos primeiros morreram dois, e um dos últimos. (p. 24)

Páginas

24