PINA, Mateus da Encarnação. 1687-?

Sobre o autor

O monge Mateus da Encarnação Pina nasceu na cidade do Rio de Janeiro, a 23 de agosto de 1687, e morreu em data e local desconhecidos. Tornou-se monge beneditino em 1703, no mosteiro do Rio de Janeiro, e na mesma instituição lecionou ciências e exerceu o cargo de abade por duas vezes. Foi, ainda, eleito provincial de sua ordem no Brasil.

Obra(s)

Sermão Nas Exequias DelRey Fidelissimo D. João V. Que o Senado da Camera da Cidade do Rio de Janeiro fez celebrar, na Sé da mesma Cidade, em 12 de Fevereiro de 1751. Offerecido ao ILL. mo E Exmo Senhor Gomesm Freire de Andrade, do Conselho de S. Magestade Fidelissima, Sargento mor de Batalhas dos seus Exercitos, Governador, e Capitão General das Capitanias do Rio de Janeiro, e Minas Geraes. Pregado Pelo R. M. D. Fr. Matheus da Incarnaçam Pinna, Monge de S. Bento da Provincia do Brasil, Jubilado na Sagrada Theologia. Lisboa: Na Officina de Ignacio Rodrigues, MDCCLII.

Menções ao negro e ao escravo

Sua fidelíssima o enviou para a Bahia, lhe fizera mui encarecida recomendação da doutrina e batismo dos escravos pagãos que chegassem da Costa da Mina, dizendo-lhe com lágrimas: Advirta o arcebispo que por essas almas ofereceu Cristo o mesmo preço, com que remiu as nossas. (pp. 40-41)

Páginas

40, 41.