top of page

PILAR, Bartolomeu do. 1667-1733.

Sobre o autor

O carmelita Bartolomeu do Pilar nasceu na vila de Vela, na ilha de São Jorge, no arquipélago dos Açores, em 1667, e morreu em Belém do Pará, em 1733. Pilar entrou para a ordem carmelita em 1687 e estudou no colégio de Coimbra. Transferiu-se para o Brasil na última década do século XVII, tornando-se lente de filosofia e teologia do colégio de sua ordem em Pernambuco. Retornou a Portugal uma vez mais, doutorou-se em teologia e, em 1704, regressou ao Brasil como comissário do Santo Ofício de Pernambuco. Em 1704, foi nomeado bispo de Belém do Pará, cargo que ocupou até a sua morte.

Obra(s)

Sermam Nas Exequias do Illustrissimo, e Reverendissimo Senhor D. Fr. Francisco de Lima Terceiro Bispo de Pernambuco, Celebradas na sua Cathedral de Olinda em 2 de Junho de 170. Que pregou O M. R. P. D. Fr. Bartholomeu do Pilar Religioso de N. Senhora do Carmo da provincia de Portugal, Lente actual na Sagrada Theologia, & Qualificador do S. Officio. Deu-o A Impressa O R. P. Fr. Bernardo dos Anjos Religioso da mesma Provincia, Confessor que foy do sobredito Senhor, & Lente de Moral no Convento do Carmo de Olinda. Lisboa: Officina de Manoel, e Joseph Lopes Ferreyra, 1707.

Menções ao negro e ao escravo

A alguns conventos deu também suas esmolas. Constando-lhe que um homem honrado, mas pobre, não tinha quem o servisse, lhe mandou logo para casa um dos negros que tinha. (p. 19)

Páginas

19

bottom of page