MAMIANI, Luís Vicêncio. 1652-1730.

Sobre o autor

O jesuíta Luís Vicêncio Mamiani nasceu em Pésaro, na Itália, em 1652, e morreu em Roma, em 1730. Entrou para a Companhia em 1668 e embarcou para a Bahia em 1684, onde foi auxiliar do Provincial. Retornou para a sua terra natal em 1701.

Obra(s)

Catecismo da Doutrina Christãa Na Lingua Brasilica da Nação Kiriri Composto Pelo P. Luis Vicencio Mamiani, Da Companhia de Jesus, Missionario da Provincia do Brasil. Lisboa: Na Officina de Miguel Deslandes, Impressor de Sua Magestade, 1698.

Menções ao negro e ao escravo

Os dias que os índios são obrigados de guardar, e neles ouvir missa (e o mesmo se entende doos negros) são os seguintes. Todos os domingos do ano, o primeiro dia das festas no nascimento do Senhor, da Ressurreição e de Pentecoste: as festas da Circuncisão, da Epifania, da Ascenção e de Corpus Cristi: as festas do Nascimento da Senhora, da Purificação, da Anunciação, e da Assunção, e o dia dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo. Nos outros sias santos podem trabalhar por concessão de uma Bula de Paulo III. (p. 89)

D. Em todas as sextas-feiras da Quaresma, e a Vigília do Natal, e da Ressurreição. Nos outros jejuns da igreja basta que os índios não comam carne. (Este privilégio foi concedido do Papa Paulo III aos índios e negros desta América). (p. 105)

Páginas

89, 105.