MACHADO, Simão Ferreira.

Sobre o autor

Nada conseguimos apurar sobre o lisboense Simão Ferreira Machado.

Obra(s)

Triunfo Eucharistico, exemplar da Christandade Lusitana em publica exaltação da Fé na solemne Tras- ladação do divinissimo Sacramento da Igreja da Senhora do Rosario, para hum novo Templo da Senhora do Pilar em Villa Rica, Corte da Capitania das Minas. Aos 24. de Mayo de 1733. Dedicado á soberana senhora Do Rosario pelos irmãos pretos da sua irmandade, e a instancia dos mesmos exposto á publica noticia Por Simam Ferreira Ma-chado natural de Lisboa, e morador nas Minas. Lisboa Occidental: Na Officina da Musica, de baixo da protecção dos Patriarchas São Domingos, e São Francisco, M.DCC.XXXIV.

Menções ao negro e ao escravo

Atrás deste, distância de dois passos, vinham a pé oito negros, vestidos por galante estilo: tocavam todos charamelas, com tal ordem, que alternavam as suas vozes com as vozes do clarim, suspendidas umas em quanto soavam outras. (pp. 58-59)
Mais atrás distância de dois passos vinham quatro negros cobertos de chapéus agaloados de prata com plumas brancas; vestidos todos de berne; calçados de encarnado. (p. 96)

Páginas

58, 59, 96.