DURÃO, José de Santa Rita. 1722-1784.

Sobre o autor

O frei José de Santa Rita Durão nasceu nas proximidades de Mariana (Minas Gerais), em 1722, e morreu na cidade de Lisboa, em 1784. Iniciou seus estudos no colégio dos jesuítas do Rio de Janeiro, mas cedo seguiu para Portugal, onde entrou para a ordem dos Eremitas de Santo Agostinho (1737) e formou-se em filosofia e teologia pela Universidade de Coimbra (1756). Em 1759, querelas religiosas e políticas o fizeram se mudar de Portugal, primeiro para Madri, onde foi confundido com espião e detido, depois para Paris e, finalmente, para Roma, cidade em que fixou residência por mais de uma década. Em 1771, retornou a Portugal e passou a ensinar teologia na Universidade de Coimbra.

Obra(s)

Caramurú. Poema Epico do Descubrimento da Bahia, Composto por Fr. José de Santa Rita Durão, Da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, natural de Cata-Preta nas Minas Geraes. Lisboa: Na Regia Officina Typografica, M. DCC. LXXX.

Menções ao negro e ao escravo

Henrique Dias. Negro valerosissimo e comandante dos etíopes, que tiveram grande parte na restauração do Brasil. (p. 280)

Páginas

280