Lopo de Almeida (1416-1486)

COPIA das Cartas, que Lopo de Almeida enviou de Roma, e outras terras a ElRey D. Affonso quinto, quando foi em Companhia da Emperatriz D. Leonor, Irmãa do ditto Rey, o qual D. Lopo foy depois Conde de Abrantes.

Image-empty-state.png

1739

Carta

Referência completa

COPIA das Cartas, que Lopo de Almeida enviou de Roma, e outras terras a ElRey D. Affonso quinto, quando foi em Companhia da Emperatriz D. Leonor, Irmãa do ditto Rey, o qual D. Lopo foy depois Conde de Abrantes. In: SOUSA, António Caetano de. Provas da Historia Genealogica da Casa Real Portuguesa. Tomo I, Livro III. Lisboa Occidental: Of. Sylviana, 1739, pp. 633-645.

Descrição 

Trata-se de um conjunto de quatro cartas endereçadas ao rei Afonso V (1432-148) e escritas por Lopo de Almeida 1º conde de Abrantes ano de 1452, durante a embaixada que tinha como intuito de firmar o matrimonio da infanta D. Leonor (1434-1467) com o imperador Frederico III (1415-1493). Nas cartas são descritos os pormenores da viagem, bem como o recebimento da comitiva na corte imperial. A primeira carta foi enviada de Siena, em fevereiro; a segunda de Roma em março; a terceira de Nápoles em abril e a quarta em maio, de um porto no Adriático. Este conjunto epistolário foi publicado pela primeira vez por António Caetano de Sousa em 1739 no primeiro tomo da Historia Genealogica da Casa Real Portuguesa.